ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY EM GRAVATÁ, TRABALHA CULTURA INDÍGENA NO MÊS DE MAIO, COMO FORMA DE FUGIR DO FOLCLORISMO DO DIA 19 DE ABRIL
Desde o ano de 2009, a escola iniciou a abordagem e estudos acerca da Cultura Indígena, procurando desmistificar o índio brasileiro, e fugir dos esteriótipos e preconceitos propagados pela própria educação ao longo dos anos.
A primeira constatação foi de que, entre os educadores, ainda há muita falta de conhecimento, de fato, além de muito preconceito e, não por culpa deles, mas pela falta de esclarecimento e informações adequadas.
De posse deste disgnóstico, a Profª Sunamita Oliveira, que atua na escola ministrando aulas para uma turma de 4ª série, e é estudante de História pela UFRPE, procurou apoio da direção da escola para implementar um projeto sobre a aplicação da Lei 11.645/08, que tornou o ensino sobre cultura indígena e afro, obrigatórios no país.
Após a exibição de alguns vídeos selecionados pela professora e pesquisa em diversas fontes, três turmas puderam realizar sua primeira visita a uma aldeia indígena, do Povo Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira-PE.
O aluno Victor Delfino recebendo orientação do Professor de artes, Mocotó, para confeccionar barretina |
A atividade foi tão envolvente que até a secretária de educação da época participou da aula de campo. Os alunos foram recepcionados pelo Cacique Marcos Xukuru, e puderam tirar dúvidas e elaborar suas próprias conclusões.
Perguntaram de tudo, lembra a professora. - Vocês já moraram em ocas? - o que vocês comem? - vocês sabem ler e escrever? - é verdade que os índios são muito bravos?( no sentido de zangados, raivosos), etc. etc... Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora!!
As alunas Jamyle e Marllen com o Cacique Marcos Xukuru |
As visitas a aldeia do povo Xukuru se repetiu em 2010 e agora em 2011,acontecerá provavelmente em junho, durante a celebração do Caô. Esperarmos para compartilhar mais esta rica experiência!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário